Notícias
Confira as notícias relacionadas:
Santa Casa utiliza novo cateter para trombectomia mecânica
19/08/2023
O uso de novas tecnologias aliado a abordagem multidisciplinar segue promovendo resultados importantes no tratamento de pacientes de alta complexidade aqui na Santa Casa. Em um caso de tromboembolia pulmonar maciça (patologia que pode cursar com importante taxa de mortalidade), a equipe médica da instituição utilizou um novo cateter para trombectomia mecânica, colocando a Santa Casa entre as primeiras instituições de saúde no Brasil a fazer uso da nova tecnologia.
Liderado pelo médico radiologista intervencionista, dr. Alex Hörbe, o procedimento foi realizado na Unidade de Angiografia da Neurorradiologia do Hospital São José em um paciente internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que apresentou um quadro de tromboembolismo pulmonar bilateral extenso no pós-operatório de neurocirurgia, que já apresentava sinais de insuficiência cardíaca direita.
“O tratamento convencional com uso de trombolítico sistêmico para desmanchar os trombos pode acarretar em aumento de riscos de sangramento em outros locais do organismo, como o sistema nervoso central, com consequências graves para o paciente. Com o novo cateter não é necessário o uso dessa medicação pois permite uma aspiração segura e altamente eficaz dos trombos, com restabelecimento da circulação pulmonar e melhora praticamente imediata do quadro hemodinâmico do paciente. O uso do novo sistema foi fundamental para o sucesso no desfecho clínico favorável do caso”, destacou o coordenador da área de Radiologia Intervencionista da instituição.
O procedimento também foi acompanhado pela dra. Denusa Wiltgen, coordenadora das Unidades de Terapia Intensiva da Santa Casa e professora do Departamento de Clínica Médica da UFCSPA, e pelo dr. Túlio Tonietto, supervisor médico da UTI do Hospital Nora Teixeira.
Texto e imagem: Vinicios Sparremberger/Santa Casa